terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Mão que Segura a Minha

(Pessoal... voltei. Desculpem novamente esse sumiço... Estava Viajando.)

Quando eu morava com meus pais, era um ritual silencioso, cheio de sentimento, mas silencioso, quase que inperceptível... mas estava ali e fazia toda a diferença:

Deitados nos sofás da sala, entre uma frase e outra da nossa televisão, meu pai silenciosamente estendia as mãos para mim, eu estendia as minhas e, cada um num sofá, olhando para a televisão, sentíamos o calor de nossas mãos unidas... e nem preciso dizer que isso unia nossos coracões também...

Meu pai sempre estendia sua mão, fosse para mim, para minha irmã, ou para minha mãe. Era um jeito silencioso, discreto mas sincero de dizer: estou aqui, estamos juntos.

Até hoje, em alguns momentos isso ainda acontece.

Depois lembro-me bem das mãos do meu marido segurando a minha, em momentos tão diversos, alguns alegres, outros insuportavelmente tristes, outros surpreendentes, mas de qualquer forma lembro-me bem de suas mãos me segurando...

Outras mãos das quais me lembro, são as mãos da enfereira, na sala de parto, acredito piamente que ela deveria ter mãos de borracha, pois por mais que eu as esmagasse, a enfermeira continuava ali, estendendo suas mãos para mim, não ouvi nenhum ruído de ossos se quebrando ou coisa parecida... acho mesmo que aquelas eram mãos de borracha. E também fizeram toda a difeença.

Mas esses dias... vivi uma cena tão simples quanto estas descritas até agora, mas foi uma cena que me emocionou. Meu filho estava deitadinho no colchão, dormindo, ou adormecendo, enquanto eu o fazia dormir. Resolvi acalmá-lo segurando sua mãozinha, eu a envolvi completamente com a minha e parecia poder sentir o movimento de sua respiração ali nas suas mãos... quando me dei conta, eu estava repetindo docemente a cena que meu pai me proporcionou. Mas agora eu que segurava outra vida, outro coração... ali guardado no calor da minha mão.

Realmente descobri que as mãos nos conectam aos corações.

Desejava verdadeiramente dar minha mão à vocês, para ser segurada e para segurar, para ser aquecida e também aquecer...

Mãos e coração,

Mariana

7 comentários:

Anônimo disse...

Ai querida que saudades...
Tô aqui disfarçando a cara de choro em pleno trabalho (isso que dá entrar no seu blog daqui, rss).
Que emocionante! E repetir com seu filho a cena que te marcou deve ter sido deliciosa. Quanto amamos nossos pequenos não é mesmo?
Queria muito dar as mãos a você. Mesmo.
Concordo plenamente que elas nos conectam ao coração. E o mundo está tão carente de sentimentos verdadeiros...
Esse entre pais (especialmente mãe) e filhos é sublime e absolutamente verdadeiro.
Você é muito especial e abençoada.
Beijos mil. Saudades, Angélica

Danny disse...

Oi flor, também estou morrendo de saudade, espero que tenha ido bem de viagem.
Que lindo este post, me emocionou demais, primeiro me lembrei da minha infância quando eu e a minha irmã deitavamos na cama do meu pai, cada uma de um lado (enquanto minha mãe assistia novela na sala), a gente ficava de mãos dadas com ele e ele ficava cantando a música Terezinha de Jesus (é o nome da mãe dele, rs), era todo dia desse jeito, rs. Ui que saudade tão grande de segurar a mão dakele homem que foi meu herói grande parte da minha vida (vontade de chorar).
Agora também repito com a Nathalia o mesmo que fazia com meu pai (mas não canto Terezinha de Jesus, rs), mas ela dorme todos os dias, abraçada comigo e segurando minha mão.
Amei o post, me emocionou profundamente.
Beijus linda!

Nina disse...

Lindas palavras...
Bem vinda de volta!

beijos!

Simone - Mariana minha flôr disse...

O segurar de uma mão, um abraço, dispensa qualquer palavra, sentimos no coração o amor temos uns pelo outros. Eu costumava sentar no colo do meu pai todas as noites e nem precisava de palavras, pena que ele não está mais aqui para repetir esse gesto de carinho com minha filha, mais ela tem as mãos do pai e da mãe dela.
Estava com saudades de suas postagem.
Beijos!

Patrícia disse...

Mari, querida que saudade! Que bom que vc voltou, e, como sempre nos emocionando.
Também adoro ficar de mãos dadas com minha princesa. Teve uma fase, em que toda vez que ela sentia medo, pedia: "mamãe, mão!" Ela também se sente segura quando damos as mãos.
Sei que não dá pra segurar sua mão, estando assim tão longe... Mas, segure na mão de Deus, e caminhe! Estamos todas na torcida por vc.
Beijos

Mariana disse...

Angélia: q privilegio termos acesso ao coraçao de todos, assim tao facil e simple... em cinco dedos.

Danny: q coisa mais linda e gostosa essa cena do seu pai e vcs... embora nao tenha mais, lembre-se q teve o privilegio de ter viver essa experiencia q muitos nao tem...

Nina, querida... obrigada pela rceptividade.!!!!

Simone, ai amada... eu penso q mae e pai da gente nunca morrem... pq cada gesto nosso tem um "Q" deles... seu pai "vive" em vc... e tudo de bom dele será conhecido pela sua linda, atraves de vc!tenha certeza!

Pat, obrigada... vc tem razao... a mao dEle nos une!

OBRIGADAAAAAA A TODASSSS AS MINHAS COMPANHEIRASSSSS

MARI

Anônimo disse...

Que lindo!!!!! Bjão.