sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Frases, ovos, omeletes e Deus

Certas frases são mais bonitas quando ainda não vivemos seu real significado... não é mesmo?
São frases poéticas, charmosas... animadoras... mas...
Mas, quando experimentamos as situações das quais tratam estas frases, descobrimos que aquela beleza, na verdade mora debaixo, bem debaixo de uma pesada camada de terra, poeira... peso.
Sempre imaginei que algumas coisas seriam fáceis de serem vividas se eu as vivenciasse, sempre imaginava as partes boas e não podia imaginar as proporções que as partes ruins tomam quando estamos ali, vivendo, sofrendo, aguentando... tentando caminhar contra a tempestade...
Aprendi uma lição muito linda nesses dias... que algumas pessoas amadas fazem falta, mesmo quando não fazem nada, mesmo quando ficam ali, paradas, apenas te olhando, como se o som de sua respiração te sustentasse como uma corda invisível...
Algo que me parecia tão inútil, fez falta e muita...
Eu sei que no fundo a gente só tem a gente mesmo... mas essa presença alheia é como um abraço que te envolve, que te inunda com um cheiro bom, que te cega os olhos, que te cobre os ouvidos dos ruídos altos.
Senti falta... e entendi muito melhor, pelo que choram algumas pessoas que já compartilharam de tal "falta". É falta mesmo... é dor mesmo... é fraqueza mesmo...
Dessa vez não acho que venci a tempestade... ela que decidiu me deixar. Eu não a superei totalmente... eu a senti, cada gota grossa potencializada pela força do vento. Eu a senti.
Não... não larguei o leme... não desisti do alvo... mas chorei por cada gota de chuva que eu senti em mim... e já quando o coração parecia sufocar um grito louco, a tempestade desisitiu de mim... passou, veio a calmaria.
E essa frase "depois da tempestade sempre vem a calmaria", ganhou um peso a mais, não é mais só poesia... é também dor.
Mas, sabe... só para variar um pouco... acho bonito mesmo, isso que a vida fez comigo... mais uma espremidinha... mais uma brasinha na minha fornalha, mais uma confiança que me diz: vamos lá, você é mais bonita do que isso, você é mais forte do que pensa, vamos, você consegue...
A vida deve mesmo ser a melhor professora que existe. Quando dou um desafio para meus alunos alguns se apavoram, outros fogem, outros o devoram, mas todos precisam conhece-lo, entende-lo, avalia-lo e desvenda-lo... e como é lindo ver aquele olharzinho meio confuso, melancólico, assustado, ir se tranformando em confiança, sabedoria, novo conheciento... novo saber, novo poder. Eu me realizo sim... orgulho-me de cada "não" transformado em "sim", mas a satisfação que esbanja de cada um deles ao final do desafio é algo que a mensalidade que os pais pagam nunca poderia mensurar... nunca poderia existir moeda que pagasse a realização de uma criança que descobre que aquilo que a assutava, agora a enche de poder.
E o que é a vida, não é mesmo?
Areia em nossa concha. Prestes a ser tranformada graciosamente em pérola inestimável.
Isso me enche de forças... e com certeza é mais uma das frases belas, que escondem peso atras de tanta beleza... mas sem areia a concha seria estéril. E eu quero dar frutos. Quero berrar no parto, mas quero também segurar meu bebe saudável em meu peito de mãe.
Outra frase que ilustra isso, sem ser tão bela ou poética: "Não se faz omelete sem quebrar ovos" (hehehehe!) e o que estou tentando dizer é que eu quero comer omelete. Sem trapacear, sem esperar que outros quebrem seus ovos e deixem os meus intactos... a omelete é minha... então os ovos que devem ser quebrados, também devem ser os meus. Creck.
Lá se foram mais alguns ovos... e lá vem mais uma omelete.
E dói.. é a pura verdade... e faz chorar... muitas vezes.
Mas vale a pena.
Simples assim.
Não procuro, nem acho que devemos procurar, sofrimento... já disse isso, mas se ele vem, e é certo que virá, então que o transformemos em crescimento, em poder. Se uma criança pode fazer isso ( e creiam, a vida delas é feita disso a cada segundo), nós também podemos.
Nós podemos.
Você pode... olhe para dentro de você. Encontou aquela criança que um dia curiosa, ou assutada, descobriu uma coisa fantástica? Ela ainda está aí? O que fez com ela? Cadê ela? Está aí. Eu sei. Eu quase a vejo. Pegue-a. Aprenda com ela. Imite-a. É a mesma pessoa: você...
Eu sei que a gente consegue.
Quando nos perdemos num caminho, perdemos mais tempo se ficamos assustados, desesperados e acabamos perdendo o foco. Mas se, mesmo perdidos, acreditamos que o alvo nos espera e que seremos capazes de encontra-lo, o encontramos de fato. Pensamos um pouco, perguntamos aos outros, buscamos direção, acreditamos, tentamos e quando percebemos estamos de volta ao caminho! E sabem... Graças a Deus!!!! Graças! Valeu! Valeu... Sim... Valeu!
Obrigada por tudo isso meu Deus, minha Vida, minha Escola, meu Mestre, meu Pai, meu Amigão, meu paciente Psicólogo... meu Deus.
Fiquem com Deus,
Caminhem com Ele,
Reencontrem o caminho com Ele,
Busquem as coisas lá do alto, o resto virá com certeza e abundância!
(Amém.)
Mariana

6 comentários:

Anônimo disse...

Nem consigo comentar ... Obrigada!
Saudades.

Mariana disse...

Angelica.. tambem estou com tantas saudades de vc...
Vou tentar ficar mais presente nos meus posts p ver se vc tb nao some... q saudade... vc esta bem?

Mari

Anônimo disse...

mari meu amor..vc tah bem? o q houve???
juro q tentei entender, li reli...mas axei td muito confusa...ou eu q ando confusa nao esperta o suficiente para entender suas metaforas?rs
de q qforma, amo vc
fica bem

Patrícia disse...

Mari, mudar não é fácil e ficar longe de quem amamos (família, amigos...) é mais difícil ainda. Sei disso porque minha maninha mora longe de casa há vários anos e vivo cada dia pensando que este é o último ano que passamos longe. Nossa, dá saudade da respiração, ds conversas até altas horas, até das brigas sinto falta.
Mas, sei que a vida é assim... E eu precisei que ela ficasse longe para ter coragem de ter minha filha, minha família... Agente mata um leão por dia, quebra vários ovos e faz vários omeletes, e cresce, e aprende amar, e viver. Sei como vc se sente, mas com Deus, vc só vai crescer a cada dia. Daqui à algum tempo vc perceberá o quanto valeu a pena.
Que Deus proteja vcs.
Beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Oi, Mariana,
Adorei sua visita ao meu blog.
Parece que cheguei, aqui, num momento meio complicado para você. Espero que tudo fique muito bem.
Parabéns pela publicação do seu livro.
beijos

Simone - Mariana minha flôr disse...

Má, as tempestades nos tornam pessoas mais fortes e você é uma delas, damos mais valor nas coisas, mais graç à Deus veio a calmaria.
Beijos querida, adoro você.