terça-feira, 26 de agosto de 2008

A História Fala por si Só...

As histórias falam a linguagem das crianças porque são fantasiosas, surpreendentes, tudo pode acontecer e isso fascina os pequeninos.
Quando estava em sala de aula e a turma pegava fogo, pouco adiantava pedir silêncio, gritar, ou cruzar os braços e esperar... mas ninguem, nem as bagunças, resistiam a uma boa história.
Eu começava a conta-las ali, assim, no meu tom de voz normal, calma e como se tivesse uma platéia imensa e fervorosa a me ouvir (mas não tinha ninguem, estavam todos ainda envolvidos em alguma atividade curiosíssima, como discutir quem havia feito o maior avião, quem havia prendido o cabelo mais no alto da cabeça, quem tinha a mochila mais cheia de adesivos...) mas eu estava lá, com um olhar interessado, olhando para o nada, andando pela sala, pulando os brinquedos, as cadeiras e as mochilas, movimentando meu corpo e contando a mais interessante das histórias... e no máximo dois minutos depois, eu estava mesmo diante da platéia mais fervorosa e fascinada.
Pronto!
A história tinha tomado forma, tinha virado uma pessoa ali na sala, ela era o centro das atenções.
E nessa hora, eu e as crianças éramos um só, um só ser, unidos pelas emoções das historinhas.
Quando um aluno não queria comer, eu contava uma historinha sobre isso para ele, se um aluno não queria sentar, eu contava uma história sobre isso, se eles não quisessem voltar para a sala de aula depois do parque eu contava uma história sobre isso, se algum deles estava com medo de algo, lá ia eu inventar uma história sobre isso.
Pensem comigo...
A maioria das vezes, nós sabemos o que queremos dizer para as crianças, mas nós não falamos porque não sabemos COMO falar... não é mesmo? Nós sabemos o que queremos que elas aprendam, sabemos como elas devem reagir a isso ou aquilo, sabemos os valores que queremos que elas aprendam, nós sabemos o que queremos delas... MAS NÃO SABEMOS COMO FALAR ISSO A ELAS.
Agora já sabem...
HISTÓRIAS.
A história não precisa ser de um roteiro encantador, nem nada disso, a história só precisa do seu coração, ela precisa que você se apaixone por ela, que você se entregue a ela, que você acredite nela... o resto ela faz!!!
Você pode estar pensando... "nossa mas eu teria que ser uma biblioteca ambulante", quase isso...
Nós já somos uma biblioteca ambulante, nossa mente guarda muitas histórias. Histórias lidas, histórias vividas, histórias ouvidas, histórias sonhadas e histórias inventadas, criadas na hora, por você mesmo.
Visite sua biblioteca mental, limpe-a, organize-a, prepare-a e use-a.
No começo poderá parecer inusitado (no mínimo) mas depois passará a ser prazeroso e surpreendente (no mínimo!).
Qualquer coisa, vamos conversar, tenho certeza que juntos poderemos criar boas e simples histórias que poderão mudar o mundo!
beijos,
Mariana

6 comentários:

Lu Brasil disse...

Olha eu aqui.
Serve a estoria do coco que precisa ser feito no vaso pq a familia-cocô tá espeando lá no rio e quando a gente der a descarga eles vão se reencontrar? Serve?

Mariana disse...

serveeeee adorei a ideia...
hahhaha
daria uma historia bem legal...
verdade....
toda historia nas maos de um bom contador de causos vira uma lenda..um ícone! pode crer!
obrigada viu, menina.
sabia q vc daria o ar da graça... só pq vc é legal...
valeu mana
bjao
mariana

Anônimo disse...

Ai q delicia! estorias sao mesmo fascinantes.... sao boas pra kem as conta e principalmente pra quem tem o prazer de ouvi-las, por vezes admirando a criatividade da autora ou apenas imaginando cada cena em sua mente...
E cada um imagina de uma forma.. eh isso q faz de um livro algo tao importante!
persista no seu sonho, lindinha!
AMO VC!

Mariana disse...

Valeu Tatuka!
vc é demais...
eu te amo, vc sabe.
bjinhos e bom dia amnaha!
Mariana

Anônimo disse...

Como será que vou me sair com meus aluninhos daqui alguns anos????

Mariana disse...

Vi,
com certeza muuuito bem...
vc é um doce com crianças e tem muito bom senso...
o resto elas esmas te ensinarão!
bjinhu
Mariana