sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Teoria, na prática!

Nasci com uma imaginação que ninguem acredita... chegava a ser ridículo... quando eu tinha mais de vinte anos ainda era capaz de conversar com uma borracha, se ela tivesse dois olhinhos, narizinho e boquinha.
Meus sonhos me renderiam bilhões se eu os vendesse a algum cineasta famoso.

A TEORIA: Mas nada disso me faz diferente daquela pessoa que vive dizendo: Não sou muito boa nisso, ou naquilo.
A única diferença é que eu tenho uma super cara de pau. Eu acredito nas minhas coisas, quando elas nascem no meu coração eu dou crédito a elas... Elas podem ser toscas, ingênuas, até ridículas, mas se é verdadeira, eu a assumo.
Conheço muitas amigas que são tímidas e por conhecê-las muito bem, nem acredito quando ouço a frase : Não sou muito boa nisso, ou naquilo.
Eu simplesmente as ignoro porque sei de suas capacidades, elas é que não sabem... elas é que não acreditam.
Imaginem a situação: Eu sou uma mulher com cara de pirralha, pequena, talvez a menor pessoa que vocês verão em toda a vida, uma menina simples, sem nomes ou recursos abundantes ... convenhamos, esse não é o perfil de uma escritora de livros, não equivale às imagens que faço das mulheres bem sucedidas, escritoras, auto-suficientes, e tudo mais. Sabe aquele glamour? Pois é...eu não tenho! E... até para mim, chega a ser meio ridículo pensar no que estou fazendo : Pondo minhas simples criações para o mundo... tentannnnndo, né?
Pensem...
Mais um pouco...
O que um dia passou pela cabeça de vocês... uma imagem de vocês recebendo um prêmio importante? Vocês num palco famoso? Vocês sendo entrevistados pela Marília Gabriela? Vocês sorrindo enquanto acenam calidamente para uma multidão? Vocês abandonando tudo e sorindo na cama de uma maternidade ? Qual é o seu sonho? Qual é seu talento escondido? Aquele que te faz sentir mais vivo, mas que te faz se sentir ridículo só em pensar nele...
Eu SEI que cada um tem sonhos. E sonhos, quando ainda não realizados, parecem ser ridículos mesmo...
Mas toda transformação começou com um sonho, por vezes, ridículo!
Imaginem uma lagarta nojenta, como são todas as lagartas, cinzentas, verdolengas... horríveis, parecem meleca de nariz de criança, com perninhas, caminhando e enojando tudo onde encostam... pois bem... imaginem uma dessas criaturinhas sórdidas um dia, relaxando em seu banho de sol matinal e sonhando em ser uma borboleta... uma coisinha fofa, colorida, esvoaçante, super valorizada por todos... ai que lindo! Pois é... continuem imaginando (espero não estar enfadando vocês com tamanhas imaginações:) Daí uma dessas nojentas lagartas, a que sonhou em ser borboleta, decide compartilhar seu lindo sonho com suas companheiras lagartinosas, ela compartilha, fala sem parar, seus olhos brilham, suas pernocas tremulam, ela está exultante...
Mas o que recebe em troca? Risos. Muitos risos. E depois uma frase: "Coitadinha, essa daí sempre foi meio lunática... do que eu estava lalando antes mesmo? Ahhh sim, ontem consegui comer centenas de folhinhas, daquela ali, sabe? Aquela verde ali, que fica perto daquela outra lá, sabe? Aquela?"
Até que um dia a pequena lagarta "lunática" some, investe em seu sonho, paga o preço. E tempos depois... surpreende a todos, surge colorida, esvoaçante, balançando-se numa dancinha ao sabor do vento e no fundo, bem lá no fundo, todas as lagartosas riem felizes por testemunharem que afinal a vida pode ser mais do que aquilo que já foi um dia!
Lagartinhas e lagartões, vamos acreditar que podemos ser Borboletas?

A PRÁTICA: Mandei uma mensagem me identificando, para várias editoras perguntando se tinham o interesse em conhecer minhas histórias, todas me responderam rapidamente :
Não temos interesse no material.
Mas não desisti, procurei na internet novamente... achei uma editora diferente, muito diferente. Receptiva, clara, direta e por enquanto bem honesta, eles estão avaliando, logo me enviarão um email...
Se me mandarem mesmo o tal email eu conto...por enquanto fico aqui, entrando em minha caixa de entrada, de hora em hora, para ver se há alguma mensagem da tal editora...
No próximo post compartilharei as fases que passei nessa prática... nesse caminho esquisito que eu me arrisquei a trilhar, apenas por acreditar que valeria a pena ter um par de asas ao invés de muitas perninhas.
Eu acreditei no meu sonho e você?
Beijos,
Mariana

9 comentários:

Laura Friche disse...

Ma, adorei seu blog e adorei mais ainda saber que você é educadora! Tinha que ser mesmo, uma pessoa tão especial como você nasceu pra educar e orientar crianças e adultos!!!

Vou voltar pra comentar com mais tempo!

Um beijo

AH!! O Samuel às vezes parece muito comigo, às vezes parece mais com o pai dele! Tá meio a meio, hahaha

Mariana disse...

Laura,
nossa.... muito obrigada...
te agradeço messmo...
q bom q o seu Samuel é meio a meio..pq o meu é só o pai...hahha
bjao querida
volta, hein!
to esperando o outro comentario q vc falou...
bjinhusss
mariana

sara disse...

Mari mari mari....
encarar essa sua luta n eh facil nao... o mundo da arte eh muito restrita... mas n desista facil n!
procure ver nos livrinhos atuais, atras , qual a editora, essas voltadas mais p livros infantis da faixa etaria q vc esta envolvida, axo q fica + facil....
bjs minha futura borboleta escritora lunatica!hhahaahhahah
so vc msm....

Priscila Sérvulo disse...

Ma, e isso aí! É ir atrás sem desistir, uma hora ele realmente nasce. beijos na torcida, Pri

Simone - Mariana minha flôr disse...

Ma, vou ter orgulho em dizer que sou amiga de uma escritora famosa e talento não tem nada à ver com aparência. Estou torcendo de verdade para que vc alcance seus objetivos e as pessoas que te disseram não vão se arrepender.
E tenho certeza que eu a Mariana vamos ser leitoras assiduas, a Mariana adora um livro mesmo ainda não sabendo ler, ela abre o livro e inventa a leitura, é um barato.
Beijocas.
Simone

Danny disse...

Oi Má, olha eu aki "traveis", como te disse, estarei aki diariamente. Um grande beijo e tenha uma ótima semana!!!

Mariana disse...

Valeu meninada Linda!
Obrigada por cada palavra, pelo carinho, pela força e pela presença aqui!
Valeu mesmo!
Bjao,
com carinho,
MAriana

Samanta Vilhena disse...

Oi Ma!! Puxa que legal essa sua iniciativa...tenho certeza que esse Blog vai abrir muitas portas pra vc amiga...adorei entrar nesse mundinho que é sua cabeça!! Que locura , qta criatividade!! Como estou no trabalho ia só entrar rapidinho e acabei lendo tudo! ( E olha que sou preguiçosa pra ler..) Não desista amiga, continue seu caminho, assim,com calma ,passo a passo...E conte sempre com os amigos viu!! Grande beijo e Bom fim de semana! Sa

Mariana disse...

Valeu Sa!!!
conto com vcs messsmo!
e tb pode contar comigo, sabe disso
bjuu
Mariana