sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Por que será que eu não durmo?

Seria pelo fato de que meu filho acorda muito de madrugada? Seria pela macarronada muito temperada que comi no jantar? Seria pela conta que tenho que pagar essa semana? Seria pelo meu travesseiro de plumas de ganso que amassa rapidamete e fica fininho, fininho?
Meu Deus...eu não sabia por que... mas quando eu teimava em fechar meus olhos, eles se arregalavam, como se eu não tivesse pálpebras.
Caramba! Parei de tentar...
Sentei na cama.
Em silêncio e no escuro (!) procurei um livro para ler (no escuro?). É...
Tudo para não acordar meu filho que, se acorda, quer colo, se ganha colo quer atenção e naquela hora da madrugada quem queria atenção era minha mente borbulhante...
Achei dois livros (no escuro!) e voltei a sentar na cama...
Nem li nada, pensei muito...muito...
Pensei em meu corpo esvuaçante, passeando pelas ruas da cidade, pensei na liberdade que eu tinha quando era uma universitária, pensei na minha autonomia, na minha inquieta vontade de estar sempre com o tempo preenchido com algo bemmm legal, pensei na minha rotina de mãe e esposa, pensei no que faço ultimamente dentro de casa... lavo, passo, cozinho, canto, danço, limpo banheiro, lavo quintal, cato cocô de cachorro, dou bronca nas cachorras, canto mais um pouquinho, dou bronca no filho, danço mais outro pouquinho, sorrio, supero-me...
Ta bom... pode ser muita coisa... mas não é...
Sabe aquela sensação de preenchimento que a gente tem quando relizamos algo que era nosso projeto, algo que fazia todo sentido do mundo, algo que podia ser loucura para todos, mas era a sua maior verdade?
Pois é...
Longe das salas de aula eu perdi um pouco dessa sensação, embora eu sinta (mesmo) e saiba da importância da minha presença em casa agora (afinal, eu escolhi isso, eu escolhi ficar em casa, para cuidar bem, cuidado da casa, educar, bem educado meu filho e amar, bem amado meu marido... quero fazer da melhor maneira possivel e para mim isso significa ficar um pouco mais slow, mais menos.).
Nada de amelianismos, eu realmente sei que para mim, é preciso fechar-me um pouco para este mundão, para que minha casa possa ser mais focada... porque, sabe um viciado que quer parar com o vício e focar-se no que o fará crescer? Pois é... mais ou menos eu!
O mundo é meu vício, sem limites esse lance de realcionar-se... e nisso tudo acaba por faltar tempo decente com minha família... (chega de explicar!)
Enfim, escolhi assim e pronto...
Mas sinto falta de algo que me preencha novamente, uma atividade que me tome, me assombre, me domine...e foi nesse ponto de meus pensamentos, naquela madrugada, que eu me toquei, tanto que pareciam ter acendido a luz do quarto, me toquei mesmo...
Eu amo a infância, amo ler, amo escrever, já tenho algumas histórias infantis escritas, sou mãe apaixonada pelo pimpolho e preciso de uma atividade que possa ser meio atemporal... trabalhar quando der, quando a casa deixar, qunado o filho deixar...
Entenderam???
Não?
Eita ...
Ta bom...
Explico:
Vou investir nos meus livrinhos! Olha que legal:
Vou manter as crianças vivas em minha mente, vou usar minha criatividade (que ainda precisa ser trabalhada mais especificamente para o que eu quero), vou manter-me ativa e tudo isso é perfeitamnete ajustável ao tempo em que preciso ser mãe, esposa e dona - de - casa.
Pronto!
Estava decidido.
Fui para a inernet pesquisar algo que me auxiliasse nos passos necessários.
Encontrei minha irmã online, contei-lhe a decisão e esperei risadas...
Mas recebi apoio... incentivo...
Uai?
Bom... acreditei.. e comecei a caminhar...
Mas tenho uma teoria de que os livros caminham sozinhos, quando estiverem prontos, eles vêm ao mundo! Nós apenas os geramos... acreditamos nele e os apoiamos... e eles vão vindo, através de um trabalho de parto literário e editorial... até que enfim... Nascem!!!
No próximo post conto em que fase da gestação estou (rsrsrs).
beijos,
Mariana

11 comentários:

Anônimo disse...

Vai em frente, amiga! Não deixa seus sonhos e objetivos pessoais ficarem pra trás.... Sempre deve haver tempo de cuidar de você mesma. Você e os seus vão cobrar no futuro... Um beijão. Boa sorte, mesmo. Da velha amiga: Vivian (veja bem, velha amiga e não amiga velha!!!!!)

Simone - Mariana minha flôr disse...

Oi Ma, já gosto de você começando pelo nome Mariana, que é o mesmo da minha filha e também porque adoro as coisas que você escreve, sempre leio no blog da Pri desde os outros tempos, do outro blog, se lembra de mim?
Vá em frente e quando publicar o livro me avise hein, vou adorar ler.
Beijocas
Simone

Mariana disse...

Queridas...

Vi,
obrigada pela força... voce está certa... vou em frente!bjao para vc amiga e para o Bruno tb!!! saudades.

Simone,
claro q me lembro, inesquecíveis aqueles tempos!!!
obrigada por acreditar e desejar caminhar comigo este caminho...te aviso quando o livro nascer!!!
bjos para sua linda Marianinha, sua flor!

com gratidão,
MAriana

Luciana disse...

Querida,ADOREI seu blog.
bjs

sara disse...

MAri... varias coisas a comentar aqui...mas vou ser pratica e direta (tentar pelo menos)
1. vc escreve muito bem
2.sera uma otima escritora de livros infantis
3.seu blog eh gostoso de ler
4.entendo o q vc sente
5.ate hj n sei o q falta tb
6. te adoro
7. sucesso!
bjus amiga!

Mariana disse...

meninas...
nem sei o q falar...
obrigada.

bjao

Lu, te adoro...
Pa, te amo...

MAri

Mariana disse...

A...tenho q falar uma coissinha para todass":
estou com saudades...vendo vcs por aqui..me deu uma saudade...
bom fds!
bjao
mariana

Anônimo disse...

Irmazinha...
sempre siga o que o que seu coraçao mandar. Alem de vc escreversuper bem, ter uma super criatividade, esta sempre buscando o que deseja!
Pr isso, não desista..."o que eh seu ta guardado"
bjinhus, nan!

Priscila Sérvulo disse...

Ma, eu quero muito ir ao lançamento dos seus livros e comprar todos para a Isadora e para mim. Sei que Nós Duas vamos gostar e aproveitar suas ótimas idéias. E adorei a do blog! Só faltava você! beijão, parabéns, felicidades com o blog e com os seus sonhos e com sua realidade, com tudo... Pri

Danny disse...

Oi Ma, adorei seu blog, e já pude perceber que estarei aki todos os dias, porque amei seu jeito de escrever. Não vejo a hora do seu livro "nascer". Um grande beijo e fica com Jesus sempre!!!
Danny

Mariana disse...

Meninas,
é uma grande honra ter vocês por aqui,por cada palavrinha dita... MUITO OBRIGADA
Eu amo vcs...
messsmo.
Mariana