sábado, 20 de setembro de 2008

Melodia e Poesia

Nem só melodia, nem só poesia.

Barbie se aprontava toda de rosa, penteava os cabelos longos, seu lábio brilhava à meia luz do quarto, o perfume parecia-me também ser cor -de- rosa. Tudo lindamente perfeito.
Mas esquecera-se de pentear seus pensamentos, eles estavam meio bagunçados, meio embreagados com tantos cosméticos.
Ela tentava se reorganizar, mas via-se perdida na frente de uma entediada plateia, impressionada pelo impecável visual da palestrante, até então muda.
Pouco disse,pouco quis dizer, queria voltar à meia luz de seu quarto, queria olhar-se no espelho novamente, ela sabia que era linda e que naquela tarde estava ainda mais.
Foi aplaudida no final de suas poucas palavras e voltou ao seu espelho.

Emília passara a madruaga lendo e refletindo, suas idéias eram tantas e tão profundas que nem ela podia ver o fim disso tudo. As idéias eram tantas que esquecera-se de pentear seus pobres cabelos, andava pelas ruas como quem vai "tirar o pai da forca", as folhas amassadas debaixo de seu braço começaram a ficar molhadas com o seu suor, mas não tinha tempo para isso agora, já estava atrasada para a palestra.
A platéia estava um pouco enauseada com aquela visão estranha, suas roupas pareciam trapinhos remendados, mas suas idéias foram surgindo e preenchendo todo o ar.
Foi muito apaludida no final de suas muitas palavras e voltou ao seu mundo das idéias.

Depois disso a platéia se reuniu , conversou e refletiu. Fizeram uma pequena metáfora, descobriram que a melodia de uma música gosotosa faz bem aos ouvidos, mas não fala muito à mente, ela é como uma apresentação boa de se ver, mas sem muito para se entender. A poesia traz novidades à mente, renova, conforta, revoluciona, mas sem a leveza mágica de uma boa melodia.
De longe se ouve a melodia, mas para se ouvir a poesia é necessário chegar mais perto, acalmar-se, concentrar-se, refletir e inundar-se então.
Decidiram, então: Não vamos viver só de melodia, nem só de poesia, vamos viver de música! Completa: melodia, poesia, arranjos e pensamentos.

Para que se concentrar somente em um destes? Vamos uní-los e teremos canções!

Quando estava na faculdade tive uma professora muito rígida com nossa apresentação pessoal, não das idéias, mas do visual mesmo... até as unhas deveriam estar pintadas no dia das palestras... affff

Eu sempre fui do meu jeito, apresentava-me e impressionava, até mesmo a ela, mas não no visual e sim nas idéias.
No final escrevi um texto sobre um de seus assuntos e usei a metáfora da melodia e da poesia.
Fiz uma espécie de poema, juntando as idéias dos livros que lemos e as idéias que eu queria que ela soubesse que eu tinha.
Foi uma experiência rica para mim e interessante, ganhei um "notão" pelo texto, mas nenhum comentário mais específico ... não esperava isso mesmo.

Queria publicá-lo aqui, mas não o encontro...hahahah

Enfim,

Entre a Melodia e a Poesia, eu fico com a Música!

E vocês? O que acham?


Mariana

3 comentários:

Simone - Mariana minha flôr disse...

Oque importa é oque a gente tem na cabeça, o conteúdo, é preferivel uma Barbie despenteada doque uma Barbie linda e vazia. Você é as duas Barbies, linda e inteligente.
Que Deus continue te abençoando em ser essa pessoa fantástica que conheci.
Te adoro.
Beijocas

Anônimo disse...

Oi Ma, também fico com a música: que é completa. Meu marido que é músico que o diga.
Que bom se sempre pudessemos estar assim: na medida exata. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Confesso que sou super exigente comigo mesma e sofro muito com isso. Desde o nascimento do meu filhote isso tem aflorado, mas também tem me feito refletir. Não posso fazer tuuudo o que eu quero e por um lado esse sentimento me frusta. Mas também não sou a Mulher Maravilha (vc podia falar dela, né?). Com meu jeito de mulher normal (com suas neuras e alegrias) acho que tenho me saído bem, como posso. Pelo menos a carinha alegre do meu anjinho ao acordar me faz entender que estou no caminho certo.
E música pra nós.
Muitos beijos a vc que é tão especial.

Mariana disse...

Meninas, muito obrigada pelos comentários!!!

Si... tudo bem?
Nossa, forçou, hein... me chamar de barbie!
heheh
Bom, de qualquer forma,
agradeço, ne?!
bjao


Angélica, que saudades...
Nossa, quantas coisas voce disse que me fizeram muito sentido...
Acho q qdo a gente vira mamae, realamente nasce uma certa cobrança muito grande, fruto de nossa consciencia de q somos responsaveis por este novo serzinho... isso nos tira um pouco do eixo do bom senso as vezes...mas tb pode nos ajudar a nos conhecer melhor, afinal...eram coisas q estavam la dentro e nunca tinham sido reveladas, nem a nos mesmas... entao... acho q a melhor soluçao é essa mesmo: tirar proveito e refletir, melhorar, crescer como pessoa e consequentemente , como mae.
E q delicia acordar com sorriso de criança ao lado, nao?!
Q alegria ser mae!
musica para nos!
hehehe
bjao
Mari