quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O bobo da côrte e sua real intensão

Numa manhã chuvosa o bobo da côrte levanta-se e ri... não porque estava fantasiado, mas porque seu interior sorridente é feliz de verdade, sorri e vê a chuva lá fora.
Lava o rosto e toma um copo de café.
A realeza, um pouco agitada por causa da chuva que cai, já o espera. E ele anda rapidamente pelos corredores, enquanto ajeita seu chapéu colorido.
A realeza não enxerga mais do que uma fantasia falante e sorridente, engraçada e boba.

O bobo da côrte enxerga por trás das coroas e vê corações temerosos, tensões profundas, incertezas absolutas. Compadece- se deles. Tem vontade de chorar por eles, mas ri... ri e fala sem parar, na tentativa sincera de que a pobre realeza seja também tão feliz quanto ele.

Mas o bobo da côrte não é bobo... ele é esperto... sua intensão de ser acessível a todos o faz despir-se da rispidez habitual dos homens, sabe que se não fôr assim, nunca alcançará corações que se julgam sábios. Pois um pseudo-sábio nunca respeita um verdadeiro sábio... ele o inveja. E a inveja não é o que o bobo da côrte deseja despertar na pobre realeza.

Sua intensão é ir mais além, após a carrancuda cara de autoridade, chegar na veia mestra da vida, o coração.

A realeza ri e se cansa. Grita e o manda embora.
Ele sai da sala real, vira-se e sente pena dos que gritam...
Mas ele ainda sorri, porque sabe que apesar dos berros de Quem grita, ele sabe que o coração foi acalentado, foi aliviado e foi abençoado.

O grito é só um resquício daquilo que um dia se transformará também em sorriso.

Para muitos não devo passar de uma boba da côrte, sorridente, falante, engraçada e boba. Mas eu sei que sou realmente feliz e nada boba... somente quem me conhece verdadeiramente sabe disso. E vocês, minhas companheiras viajantes deste blog, também devem sentir que, às vezes só nos falta o chapéu característico.
Então aqui cabem duas perguntas: Vocês sabem que agem assim? Vocês sabem o que desejam quando agem assim?
Sabem?
Que bom!
Então... que riam as Pobres realezas.

Beijos e Sorrisos,

Mariana

4 comentários:

Simone - Mariana minha flôr disse...

rsrsrs, ótimo, adorei.
As risadas inspirou hein.
Acho que todos nós temos um pouco do bobo da corte nesse mundo louco.
Beijocas e ótima sexta-feira.

Danny disse...

Oi Ma, tava sumida hein! Eu acho que soi meio boba da corte, mas sou muito feliz, rs!
E Samuel como está???? Espero que bem!
Beijus amiga e fica sempre com Jesus!

Anônimo disse...

Ma, que legal esse post!
Acho que devemos ser assim mesmo, felizes por nós mesmas, por natureza. Transbordar alegria porque temos vida, família, alegria, saúde e muitos outros etc.
Deus é bom! Nos ama, cuida de nós e nos dá aquilo que precisamos a cada dia.
Mas, depois que nos tornamos MÃES, a palavra bobo da corte serve bem pra nós não é mesmo? Fazemos cada uma por nossos pequenos que só vendo (rss) ...
Beijos.

Mariana disse...

Oi Si... nossa. Q risadas...

Oi danny, to meio sumida, ne? mas que é vivo...(sempre aparece!)
Ele está bem melhor, obrigada.

Oi Angélica, acho q vc disse tudo... qdo temos Deus, nao nos importa muito o que acham de nós... porque nosso interior está completo...o resto... é resto!
Minha sogra vive dizendo q mae é o bicho mais bobo q existe e as vezes tenho q concordar absolutamente com ela!!!! e com vc!
Bjos

Meninas, bom fim de semana
vamos curtir ... amar e ser amadas... o resto a gente esquece! pelo menos por um fim de semana!
bjao
Mariana